domingo, 9 de outubro de 2016

De volta com um pão

Olá, estou de volta. Foi preciso fazer uma pausa no blogue e concentrar-me a 100% na fase final do trabalho de doutoramento. Às vezes temos de fazer opções ou melhor adiar algumas coisas e dar prioridade a outras e foi exatamente isso que aconteceu. E que bem que sabe esta sensação de tarefa cumprida e de ver reconhecido o meu esforço e trabalho!

Para o regresso tinha de trazer um pão, esse alimento que resulta do trabalho de 3 seres vivos: o grão de trigo, a levedura e o Homem. Só falta acrescentar alguma água e um pouco de sal. Digamos que estes são os ingredientes necessários para fazer pão mas há pães em que a lista é bem mais longa e estranha. Ora vejam a lista de ingredientes de um pão à venda num supermercado:


A ordem dos ingredientes é organizada por ordem decrescente de quantidade. Açúcar? Óleo refinado de girassol? Para quê?

O pãozinho cá de casa hoje começou a ser feito pelas 9,30 h. Muito simples mas precisa de tempo.


Pão cá de casa:

Numa taça de vidro colocar 420 ml de água morna, adicionar meio cubo de fermento de padeiro em barra (12,5 g) ou 7 g de fermento de padeiro desidratado. Mexer bem com um garfo para homogeneizar. Acrescentar 400 g de farinha de trigo sem fermento tipo 65, 100 g de farinha de trigo integral e uma colher de chá de sal refinado. Mexer bem com o garfo.
Vai ficar uma massa bastante mole e que não descola das paredes da taça. Não é necessário amassar, é só misturar com o garfo até a farinha estar toda incorporada. Tapar com película aderente e deixar a fermentar a cerca de 25ºC durante 3 a 4 horas. A massa deve triplicar de volume e ficar mais ou menos assim:
  


Ligar o forno a 200ºC e colocar um pirex redondo com tampa a aquecer. Retire o pirex do forno, polvilhe com farinha, verta a massa e polvilhe com mais um pouco de farinha. Tape o pirex e leve ao forno durante 30 min. Após este tempo retire a tampa e deixe mais 10 min.
Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. 


E quem adivinha?
 
Que é, que é,
que quanto mais quente está, mais fresco é?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário