sábado, 31 de agosto de 2013

Ooops! A balança avariou durante as férias... Faz-me lembrar aquela definição de que "calorias são uns bichinhos que à noite invadem os nossos armários e encolhem as nossas roupas".

Pois é, nas férias é mais fácil ganhar uns quantos gramas. Geralmente mexemo-nos menos, estamos mais descansados e abusamos um pouco dos petisquinhos e dos docinhos. 

Calma! Não é preciso ir a correr para o nutricionista ou para o ginásio. O início do ano letivo implica tanta coisa a fazer e a organizar que vem mesmo a calhar para ajudar a repôr o peso. É preciso dar uma volta no quarto dos mais novos que ao longo do ano letivo foram acumulando  tudo o que conseguem imaginar e o que nem vos passa pela cabeça, tirar os livros e cadernos do ano anterior para dar espaço aos novos, despejar as gavetas e os armários da roupa que já não serve, etc. 

Esta atividade física não estruturada que fazemos no dia a dia é muito importante. Subir e descer escadas em vez de ir de elevador, andar de um lado para o outro enquanto fala ao telemóvel em vez de ficar sentado, fazer pequenos trajetos a pé, ainda que demore mais um pouco, em vez de levar o carro, deixar o carro no ponto mais afastado do parque de estacionamento, sair uma paragem antes do metro ou autocarro, dar uma volta ao quarteirão depois do jantar em vez de ficar a fazer zapping no sofá, em suma, se puder mexer-se não fique parado. Todo este exercício físico espontâneo gasta energia e não é assim tão insignificante, pode chegar a 350 Kcal por dia, tanto como nadar durante 40 minutos. Simplesmente caminhar pode consumir 200 a 300 Kcal por hora, conforme o ritmo da marcha, por isso vamos "dar corda aos sapatos" para recuperar dos "desvarios" das férias.

Em relação à alimentação é necessário voltar a organizar as refeições e a cumprir horários, fazer sopa todos os dias, dar férias aos refrigerantes, dosear os docinhos e garantir que iniciamos mais um ano letivo bem afinadinhos
 
A natureza até dá uma ajuda, as hortas estão em pleno na produção de tomate, pimento e pepino e  são estes os ingredientes base de uma salada grega que constitui uma refeição completa mesmo adequada a um final de férias.
 
 
Salada grega (dose individual):
 
Colocar numa taça ou prato de sopa 2 tomates médios cortados aos bocados, 1/2 pepino parcialmente descascado cortado em meias rodelas, 1/2 pimento cortado em tiras fininhas e 1/2 cebola pequena cortada em rodelas finas. Adicionar 1/2 dúzia de azeitonas e colocar por cima duas fatias de queijo Fetta. Temperar com sal a gosto (eu não ponho sal), polvilhar com oregãos e regar com um fio de azeite extra virgem.
 
Para quem precise de um pouco mais de substrato pode acompanhar com uma fatia de pão, de preferência alentejano.
 
 

2 comentários:

  1. Olá Olga (: Fico muito contente com a decisão de fazer uma manta, aqui as mantas começam sempre com restinhos de lã também e não há melhor maneira de aproveitar as lãs que temos espalhadas! Para unir os granny squares usamos sempre a mesma técnica – é fazer as últimas voltas sempre com a mesma cor e depois juntar tudo com ponto baixo, ou então com uma agulha de coser lãs, como se tivéssemos a coser tecido. Esta deve ser provavelmente a maneira mais preguiçosa de unir os granny squares, mas tenho usado sempre o ponto baixo para unir peças em crochet e no final tem ficado sempre certinho e resistente, por isso continuo a usar. Contudo, agora temos maravilhas como o youtube e o pinterest (a minha mãe está viciada, e a minha avó para lá caminha!) onde se costumam achar tutoriais fantásticos e muito fáceis.

    Eu posso aconselhar os meus favoritos, são da Pip de um blog chamado “Meet me at Mike’s”. Ela tem uns tutoriais e livros escritos que na realidade foram os que me inspiraram em voltar a pegar no crochet e constantemente desafiar-me com projectos novos. Fica aqui o link com todos os tutoriais (escritos e em vídeo) de como ela faz as mantas com granny squares: http://meetmeatmikes.com/2013/04/how-to-crochet-a-granny-square/ espero que ajude (:

    De qualquer forma deixo aqui também algumas ideias de formatos para granny squares, espero que ajudem!
    http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/5b/cf/97/5bcf97622435a0cfb6c41214b70b6b07.jpg
    http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/3a/19/6e/3a196eb0d18f16daf7a027aa8a25199c.jpg
    http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/2b/36/9c/2b369c3e10c4ef3614cd5f8c59257aba.jpg
    E se houver mais dúvidas é só dizer (: depois quero saber como está a correr a manta :D

    Beijinhos!
    Ps. – a salada grega parece óptima e eu também já não meto sal nas saladas, com tantas ervas aromáticas não faz sentido obter sabor do sal! O bolo de cenoura e as bolachinhas de aveia andam a ser um caso de sucesso cá em casa (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sara pelas dicas. Vou ver os links. Beijinhos

      Eliminar

Deixe o seu comentário