quinta-feira, 25 de julho de 2013

Nesta altura do ano surgem por todo o lado dietas e produtos milagrosos que prometem a perda de peso, sem qualquer sacrifício ou restrição, mesmo a tempo de ir para a praia na próxima semana. É óbvio que os resultados nunca são como diz a publicidade! Na minha opinião quanto mais gradual for a perda de peso mais fácil será manter o peso alcançado e perder 1 kg de peso por mês já é muito bom.

Para se perder peso e conseguir mantê-lo não se pode "passar fome" e sentir-se infeliz, tem de se reaprender a comer e continuar a comer com prazer, aumentando a qualidade e diminuindo a dose. Também há a questão do exercício físico, conseguimos o mesmo efeito (perda de peso) aumentando os gastos com a atividade física. No entanto, do ponto de vista meramente contabilístico, é uma má opção - ingerir muito para depois gastar muito - será mais fácil ingerir menos e não ter de gastar tanto. Claro que o nosso organismo precisa de ser tonificado e o exercício físico não tem apenas como objetivo gastar energia!

Dietas milagrosas? Não acredito... Acredito sim em comer de forma saudável seguindo as orientações dos guias alimentares e adequando as porções ingeridas à nossa idade, sexo e atividade física que desenvolvemos no dia a dia. Devemos manter-nos ativos, o que vai melhorar a condição cardio-respiratória, subindo as escadas em vez de utilizar o elevador, deixando o carro estacionado um pouco mais longe do local de trabalho, dando uma volta ao quarteirão em vez de ficar a ver televisão ou simplesmente dar férias ao comando da televisão e levantar-se do sofá para mudar o canal de TV.

De vez em quando é "necessário" o "Dia da asneira" em que podemos comer o que normalmente não faz parte da alimentação diária. Hoje deixo uma sugestão para um desses dias. Para asneira até nem está muito mal...


Cheesecake de framboesas:

200 g de cereais pequeno almoço tipo Fitness, 100 g de margarina, 1 lata de leite condensado magro, 500 g de iogurte grego natural sem açúcar, 2 colh. sopa de sumo de limão, 8 folhas de gelatina, 300 g de framboesas (pode ser amoras, morangos ou mistura de frutos vermelhos), compota de framboesas q.b., amêndoa triturada torrada

Triturar os cereais pequeno almoço e misturar bem com a margarina derretida. Forrar o fundo de uma tarteira de fundo amovível com a mistura. Levar ao frigorífico.
Bater com a batedeira elétrica o leite condensado e o iogurte. Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria e dissolvê-las no sumo de limão aquecido no microndas. Adicionar à mistura de leite condensado e iogurte. Acrescentar as framboesas, misturar bem e colocar sobre a base de cereais. Levar ao frigorífico até prender (no mínimo 6 horas). Desenformar, barrar com um pouco de compota de framboesas e polvilhar com amêndoa ralada e torrada.

Boa asneira!




     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário