terça-feira, 30 de julho de 2013

Cozinhamos os alimentos por várias razões. Uma delas é porque os alimentos após serem submetidos ao calor da confeção tornam-se mais seguros do ponto de vista higio-sanitário - o calor destrói os microrganismos tornando os alimentos isentos de germes patogénicos. Outra das razões é porque a confeção dos alimentos torna-os mais facilmente digeríveis, é o que acontece com as proteínas da carne, por exemplo, ou com os alimentos ricos em amido. 

Mas a confeção pelo calor não traz só benefícios. O cozimento simples em água pode diminuir significativamente a quantidade de sais minerais e vitaminas de um alimento pelo simples facto de que estes ficam dissolvidos na água da cozedura que a maior parte das vezes rejeitamos. 

Uma das formas de diminuir estas perdas é cozer os alimentos com a casca, colocá-los só quando a água está a ferver ou cozer a vapor. O tempo de cozedura também é importante, quanto maior também maiores serão as perdas. Do ponto de vista nutricional é um pouco diferente comer umas batatas descascadas e cozidas em água fervente ou as mesmas batatas cozidas a vapor ou cozidas com casca.

A receita que hoje deixo é de umas falsas batatinhas assadas que acompanham muito bem uma carne assada ou até mesmo um peixe grelhado. As vantagens destas batatinhas é que são cozidas a vapor com casca e demoram muito menos tempo a serem cozinhadas do que as verdadeiras batatas assadas perdendo assim menos nutrientes.


Falsas batatas assadas:

Lave muito bem batatas pequenas de casca vermelha e corte-as em dois ou em quatro de forma a ficarem com cerca de 2 cm de lado. Coza as batatas com casca no vapor (ver aqui). Depois de cozidas destape o tacho para que fiquem secas. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite, as batatas, uma cabeça de alhos separada em dentes e esmagados e deixe saltear bem. Adicione raspa de um limão e alecrim fresco e deixe saltear mais um pouco até ficarem com uma camada exterior dourada. No final adicione uma colher de sopa de margarina e mexa bem. Está pronto a servir.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário