quarta-feira, 26 de junho de 2013

Os hidratos de carbono são as nossas fontes de energia por excelência e encontram-se essencialmente no maior grupo da Roda dos Alimentos, o dos cereais, derivados e tubérculos. Como uma das regras de ouro da alimentação é variar o mais possível, hoje quero falar num cereal que é pouco utilizado mas que tem um grande potencial nutritivo: a aveia.

A aveia está disponível em flocos, sem qualquer tipo de refinação, o que lhe confere uma quantidade assinalável de fibra, minerais e vitaminas. Além dos benefícios da fibra na regulação do funcionamento do intestino, a aveia é uma boa fonte de vitamina B1, B3, ácido fólico, vitamina E, fósforo, ferro, magnésio e zinco. Se ainda não estiverem convencidos ainda posso acrescentar que tem uma quantidade razoável de proteína vegetal mais completa que a proteína do trigo ou do centeio e que devido a esta característica tem um poder de saciedade elevado.

E que tal se aproveitarmos melhor esta dádiva da mãe-terra? Além das tradicionais papas de aveia que, provavelmente, não são a primeira escolha para o pequeno almoço, há muito mais possibilidades de utilização deste cereal. Já publiquei algumas receitas com aveia, os Biscoitos de aveia e o Crumble de maça. Mas, para mim, a melhor forma de aproveitar o potencial nutritivo deste cereal é colocar duas colheres de sopa de Granola de aveia com bagas de goji em cima de um iogurte caseirinho (receitas aqui e aqui) e saborear o crocante misturado com o fresquinho do iogurte. Experimentem...


Granola de aveia com bagas de goji:

2 chávenas de flocos de aveia integrais, 1/3 chávena de amêndoa grosseiramente picada, 1/3 chávena de sementes de linhaça, 3/4 chávena de açúcar amarelo, 3 colh. de sopa de água, 3 colh. sopa de creme vegetal, canela a gosto, 75 g de bagas de goji

Numa taça juntar os flocos de aveia, a linhaça, as amêndoas e a canela.
Num pequeno tacho colocar o açúcar e a água, levar ao lume médio mexendo de vez em quando até que fique dourado sem deixar ficar caramelo (castanho). Retirar do lume, adicionar o creme vegetal, misturar bem e deitar rapidamente sobre os ingredientes secos envolvendo muito bem.
Colocar a mistura num tabuleiro sobre papel vegetal espalhando bem numa camada uniforme e levar ao forno a 180ºC durante 15 a 20 minutos.
Retirar do forno, deixar arrefecer, partir grosseiramente e misturar com as bagas de goji. 
Guardar num frasco hermético.


  
Esta granola também fica muito bem sobre fruta fresca descascada, morangos ou um simples gelado de baunilha. Também pode ser misturada com corn flakes sem açúcar e leite resultando num pequeno almoço saudável e saboroso.

 

1 comentário:

  1. Não foi fácil mas consegui fazer a granola! É excelente sobre iogurtes e a acompanhar os cereais da manhã! Os transgénicos Cornflkes e Chocapic até ganham outro sabor!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário