quinta-feira, 23 de maio de 2013

No dia 19 de Maio assinala-se a nível mundial o World Baking Day. Neste dia incentivam-se as pessoas a fazer um bolo que nunca tenham feito antes.

Este ano foi a primeira vez que ouvi falar nesta iniciativa mas rapidamente aderi. É um ótimo pretexto para arregaçar as mangas, pegar na taça, nas varas de arames, ligar o forno e preparar uma receita que estava ali "debaixo de olho" para experimentar.

- Mas os bolos não são só para dias de festa? - dirão alguns.
- Sim, claro, mas querem melhor argumento do que a celebração a nível mundial do World Baking Day?... 

A receita que estava na calha para experimentar era a do bolo de curgete com canela e  limão do blogue "As Minhas Receitas". A minha ideia era experimentar com cenoura em vez de curgete. 

Posso adiantar que resultou muito bem. Fiz da seguinte forma:


Bolo de  cenoura com canela e limão:

150 g de cenoura ralada
150 g de açúcar amarelo
1 ovo
120 ml de óleo
190 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de raspa de casca de limão

Ligue o forno e regule-o para 170ºC. Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês. Numa tigela misture a cenoura ralada com o açúcar o ovo e o óleo. Noutra taça coloque a farinha, o fermento em pó e a canela e mexa bem. Junte a mistura de farinha à mistura de cenoura e incorpore bem. Coloque o preparado na forma e leve ao forno cerca de 45 min. ou até picar com um palito e este sair seco. Deixe arrefecer dentro da forma durante 10 min. e desenforme.


Se ainda não estão convencidos aqui vão mais uns argumentos:
  • O bolo dá, no mínimo, 10 boas fatias; como levou 150 g de açúcar, significa cerca de 15 g por fatia; qualquer iogurte de aromas tem mais do que esta quantidade de açúcar.

  • Quanto custa fazer este bolo? 


Falta contabilizar o gasto do forno e o trabalho mas no que diz respeito a ingredientes fica a 0,13 € cada fatia
Do ponto de vista nutricional, apesar de ser um bolo doce, deixa-nos aquela sensação de que o é a pior das escolhas porque até tem cenoura que de acordo com a sabedoria popular "faz os olhos bonitos".

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário