quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Harvard School of Public Health alertou recentemente para a necessidade de limitar o consumo de laticínios referindo que o consumo elevado destes alimentos está associado ao aumento do risco de cancro da próstata e provavelmente cancro do ovário.

O novo guia da alimentação saudável de Harvard denomina-se Healthy Eating Plate e apresenta-se da seguinte forma:



A nossa Roda dos Alimentos não está muito longe destas recomendações. Refere 1 a 3 porções de laticínios. O problema do leite e derivados resulta da quantidade apreciável de gordura saturada que contêm. No entanto, o leite é muito rico em cálcio essencial a uma boa saúde do tecido ósseo e é também um bom fornecedor de vitaminas A e D.

Relativamente ao cálcio há outros alimentos que contêm quantidades apreciáveis deste mineral, tais como a couve, o repolho e os brócolos, no entanto a sua absorção a partir destes alimentos não é tão boa.

Cá em casa opto por consumirmos leite magro, usufruindo do cálcio do leite sem a gordura saturada que está presente no leite inteiro ou meio-gordo. Mas, na dose recomendada, não abdico dos laticínios, sobretudo se forem estes deliciosos iogurtes de lemon curd.


Iogurte de lemon curd:

A receita base do iogurte é sempre a mesma
1. Aqueça 1l de leite magro sem o deixar ferver. Deixe arrefecer até o leite estar a cerca de 50ºC (quente mas sem queimar).
2. Numa taça pequena misture muito bem 1 iogurte natural sem açúcar com 3 colh. sopa de leite em pó, 1 colh. sopa de açúcar amarelo e um pouco de leite. Adicione esta mistura ao restante leite e misture tudo muito bem.
3. Distribua a mistura pelos frascos de iogurte, coloque-os na iogurteira e ligue-a durante 12 horas.
4. Retire os copos tape-os e coloque no frigorífico. Se não tiver iogurteira pode abafar os copos numa manta e colocar no forno durante 12 horas (aquecer previamente o forno a 50ºC e desligar).

Antes do passo 3. coloque uma colher de sobremesa de lemon curd (encontra a receita aqui) no fundo de cada copinho, verta cuidadosamente a mistura de leite e iogurte por cima e coloque na iogurteira tal como referido em 4.

O resultado é este e são os meus preferidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário