terça-feira, 23 de abril de 2013

Estamos em plena época dos morangos e estes notáveis frutos vermelhos pertencem ao rol dos meus frutos preferidos. Do ponto de vista nutricional são verdadeiras dádivas da natureza: são um dos frutos mais ricos em vitamina C, fornecem quantidades significativas de fibra e são ricos em manganésio e folato.
Cerca de 150g de morangos (uma taça) fornecem menos de 50 kcal o que significa que são alimentos pouco energéticos mas com elevado valor nutricional. Além destes nutrientes, os morangos contêm quantidades apreciáveis de variados compostos antioxidantes denominados genericamente de polifenóis. Estes compostos, em conjunto com a vitamina C exercem efeitos benéficos no nosso organismo, nomeadamente reduzem o risco de acidentes cardiovasculares, inibem a oxidação do colesterol e melhoram o funcionamento do sistema circulatório.

Os morangos são assim uma forma deliciosa de proteger o organismo. A melhor forma de aproveitar tudo o que os morangos têm para nos dar é comê-los simples, depois de bem lavadinhos. Escolho sempre os mais pequeninos, bem vermelhinhos e sem estarem demasiado maduros. Para uma sobremesa um pouco mais requintada podem apresentá-los da seguinte forma:



Sobremesa de morangos, iogurte grego e lemon curd:


Colocam-se os morangos bem lavadinhos no fundo da taça. Por cima coloca-se iogurte grego (ótima alternativa ao chantilly), uma boa colherada de lemon curd (pode encontrar a receita aqui) e salpica-se com amêndoa triturada grosseiramente.
Esta é a sobremesa preferida do meu sobrinho mais pequenino.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário