sexta-feira, 19 de abril de 2013


As crianças e os verdes é normalmente uma mistura que não combina muito bem. Isto quando se fala de comida, é claro! Pelo menos cá em casa sempre foi assim, apesar dos esforços, desde sempre, em convencer os principezinhos que os vegetais são bons para a saúde, são uma grande fatia da Roda dos Alimentos e por isso temos de comer muitos, têm muitas vitaminas e fibras que precisamos, bla, bla, bla... 

Um dos erros mais comuns da alimentação dos portugueses é, sem dúvida, o baixo consumo de hortícolas. Estes dados são revelados pelos Inquéritos Nacionais de Saúde e pela Balança Alimentar 2003-2008. Sem o consumo de sopa de legumes ao almoço e ao jantar será muito difícil ingerir a quantidade de hortícolas recomendada. 

O nosso guia alimentar, a Roda dos Alimentos, recomenda a ingestão diária de 3 a 5 porções de hortícolas. Uma porção são 180g de hortícolas crús ou 140g de hortícolas cozinhados. A proporção, em peso, relativamente aos restantes alimentos é uma fatia desta dimensão:


A saladinha de alface com que compomos o prato contribui muito pouco. Basta lembrar que um pacote de alface já arranjada e pronta a comer que temos disponível no supermercado tem cerca de 150g de alface, nem chega a ser uma porção.

Sempre que possível, acrescento hortícolas de forma mais ou menos mascarada. Por isso me agradou especialmente a receita de Bolo de Agrião que a Sara me deixou aqui no blogue (Obrigada à Sara e à mãe!).

Fica um bolo com uma fantástica cor verde que a princípio estranhamos porque não é habitual, mas que depois de o provarmos ficamos rendidos. 

Aqui em casa foi apresentado como Bolo do Shrek com a recomendação de provar com os olhos fechados. Resultou!...



Bolo do Shrek:

2 chávenas de açúcar, 3 chávenas de farinha com fermento, 150g margarina, 5 ovos, 1 molho de agrião, 1/2 chávena de leite.

Triturar o agrião com o leite até obter uma mistura homogénea. Bater o açúcar com a margarina e adicionar a mistura de agrião e leite. Acrescentar os ovos, um a um, alternando com a farinha. Vai ao forno a 180ºC até estar cozido (experimentar com o palito que deve sair seco).



1 comentário:

  1. Já provei queques de agrião e adorei. Deve ser parecido :) Já partilhei. Bjs

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário