domingo, 17 de março de 2013

Hoje é dia de festa cá em casa, faz anos o chefe-índio. Mas o fim de semana foi passado fora e de regresso a casa ao fim do dia ainda faltava o bolo, as velas e o "Parabéns a você...".

Os alimentos são importantes pelo seu valor nutricional mas também pelo valor afetivo que carregam. Não há aniversário sem bolo, Páscoa sem folar, Natal sem bolo rei ou filhós... Os alimentos e a gastronomia são parte da nossa cultura e ajudam-nos a marcar as ocasiões importantes. Da mesma forma, há alimentos que detestamos porque os associamos a situações menos agradáveis.

Este valor afetivo dos alimentos é importante e deve ser tão preservado como as tradições gastronómicas, por isso hoje foi dia de experimentar uma receita de bolo de chocolate no microndas que estava à espera dum dia especial para ser testada.

Bolo de chocolate no microndas:

4 ovos, 200 g açúcar, 100 g farinha com fermento, 100 g de tablete de chocolate para culinária, 100 g margarina.

Bater muito bem os ovos inteiros com a farinha e o açúcar. Numa taça derreter o chocolate e a margarina no microndas. Adicionar à mistura de ovos, açúcar e farinha e mexer bem. 
Untar um pirex alto de cerca de 20 cm de diâmetro com margarina. Colocar o preparado do bolo no pirex e levar ao microndas, na potência máxima, durante 4 minutos. Se o bolo ainda não estiver cozido leve ao microndas mais 30 segundos na potência máxima e se necessário pode repetir até o bolo estar mais ou menos cozido conforme gostar. Desenforme ainda quente.

"...muitos anos de vida..." 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário