terça-feira, 26 de março de 2013

De uma forma geral e sobretudo no que toca a alimentos, associamos os microrganismos a situações menos agradáveis - alimentos estragados, gastroenterites ou no mínimo uma dor de barriga.

Mas nem sempre é assim, há microrganismos que são verdadeiros amigos, trabalhadores incansáveis, dedicados e eficientes. Estou a lembrar-me das leveduras sem as quais não existiria o pão. Na suas inúmeras variedades: de trigo, milho ou centeio, branco ou integral, fofo ou mais consistente, de leite ou com chouriço, saloio ou caseiro...; não há pão que passe sem levedura.

É que o pão resulta do trabalho concertado de 3 seres vivos: o grão de cereal, a levedura e o Homem. É óbvio que as leveduras não fazem este trabalho para serem simpáticas para nós, utilizam os açúcares que resultam do desdobramento da farinha para se alimentarem a si próprias. Assim se vão reproduzindo e formando também um gás, o dióxido de carbono, que fica aprisionado na massa do pão formando alvéolos que lhe dão aquela textura fofinha de que tanto gostamos.

Como não podia deixar de ser, hoje deixo uma receita de pão, muito simples de fazer mas que precisa de tempo. As nossas amigas leveduras necessitam de trabalhar com calma e paciência. E como "depressa e bem não faz ninguém", nem mesmo uma levedura, é necessário preparar a massa com alguma antecedência. A vantagem desta receita é que pode guardar a massa no frigorífico até 2 semanas e em 1 hora consegue preparar um delicioso pão com o aroma e a textura características de uma longa fermentação.


Artisan bread:

1 Kg de farinha de trigo tipo 65
700 ml de água morna
1 colher de sopa de sal grosso
1 saqueta de fermento de padeiro seco ou um cubo de fermento de padeiro em barra

Num recipiente de plástico grande com tampa (com capacidade para cerca de 5 l) coloque o fermento e o sal. Adicione a água morna e mexa com uma colher de pau até dissolver todo o fermento e o sal. Adicione a farinha toda de uma vez e mexa com a colher de pau até que toda a farinha esteja incorporada. Deixe levedar 2 horas à temperatura ambiente tapando o recipiente mas sem o vedar completamente.

Ao fim de 2 horas está pronta a ser usada ou colocada no frigorífico até 2 semanas.

Quando for usar a massa, polvilhe a supercie com farinha e retire a porção que desejar cortando a massa com uma faca de serrilha. Com as mãos enfarinhadas e amassando o menos possível, molde com a forma que quiser enrolando a massa para baixo e para o centro. Coloque num pírex com tampa polvilhado de farinha de milho (também pode ser farinha de trigo), polvilhe com mais farinha de milho (ou trigo) e dê uns golpes com uma faca afiada. Tape o pirex e deixe descansar durante cerca de 30 minutos. Ao fim deste tempo, leve ao formo previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos. Destape nos últimos 5 minutos para ficar mais tostadinho.

 
 




 
 Se pudessem sentir o cheirinho...Hum!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário