domingo, 17 de fevereiro de 2013

O sal é um ingrediente comum a quase todos os pratos da nossa culinária. Inicialmente era utilizado para conservar os alimentos em salmoura o que contribuia de forma muito importante para a variedade e diversidade da dieta alimentar das populações. O seu valor era de tal modo reconhecido que chegou a ser unidade monetária, daí a palavra "salário".

Hoje em dia o sal (cloreto de sódio) está presente na nossa cozinha essencialmente por uma questão de sabor que foi ficando dos tempos em que era utilizado como conservante. Os dois minerais que o compõem (cloro e sódio) são essenciais ao nosso organismo mas as consequências do consumo excessivo, principalmente do sódio são inúmeras pelo que a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo máximo de 5 g de sal por dia.

A maior parte do sal que consumimos é proveniente dos alimentos pré-preparados que compramos fora de casa: enchidos, enlatados, caldos já preparados, molhos, refeições prontas a comer, croquetes, rissóis, aperitivos salgados, batatas fritas e até cereais pequeno-almoço.

O consumo excessivo de sal aumenta o risco de aparecimento de determinados tipos de cancro (nomeadamente cancro do estômago), de hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares além de sobrecarregar o funcionamento dos rins e provocar maior retenção de líquidos.

A sugestão de hoje é uma bôla super rápida de chouriço (no Alentejo é línguiça). E porque é um dos alimentos da lista negra do sódio escolham um com teor de sal mais baixo. Como? Espreitem o rótulo...


Bôla rápida de chouriço (ou linguiça):

2 chávenas de farinha, 2 ovos, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 chávena de leite bem cheia, 2 colheres de sopa de fermento em pó, 1 chouriço (linguiça).

Misture a farinha com o fermento. Junte a manteiga partida em lamelas e esfarele a manteiga com a farinha com a ponta dos dedos. Numa taça bata ligeiramente os ovos com o leite. Adicione à farinha e misture sem bater muito. Deve mexer o menos possível só para incorporar a farinha com os líquidos sem deixar grumos. Pique o chouriço (linguiça) na picadora e adicione à massa. Coloque numa forma retangular previamente untada e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC durante cerca de 40 minutos, até estar cozida e douradinha. Corte em cubos e sirva quente ou fria.


  
 
 


1 comentário:

Deixe o seu comentário