terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Rotulagem I
Esta é a imagem da capa de um folheto de uma Campanha de Segurança Alimentar que decorreu em 1999 e que eu acho deliciosa:



Hoje, as “maçãs” têm rótulos mas não os sabemos descodificar, não compreendemos o que têm escrito ou simplesmente não os lemos. Em boa verdade, as maçãs não têm culpa nenhuma pois até são frutos bem saudáveis, já a grande maioria dos alimentos processados que consumimos deveriam ser cuidadosamente inspecionados pois há por aí algumas “bruxas más” a fazer das suas.

Quanto aos rótulos... não foram feitos para encontrarmos facilmente a informação que queremos... mas está lá. 

A primeira informação a consultar num rótulo é o prazo de validade, especialmente importante para os produtos perecíveis.

Existem duas formas possíveis de apresentar o prazo de validade dos produtos alimentares:
A data limite de consumo que é apenas utilizada para alimentos que se deterioram facilmente e que se apresenta com a expressão
"Consumir até (dia/mês)"
Os produtos não devem ser consumidos após essa data, existindo o perigo de intoxicação alimentar.

A data de durabilidade mínima aplica-se a todos os outros alimentos e pode apresentar-se como
"Consumir de preferência antes de (dia/mês" 
para alimentos com duração inferior a 3 meses ou 
"Consumir de preferência antes do fim de (mês/ano)"
para alimentos com uma duração entre 3 e 18 meses ou simplesmente a indicação do ano para alimentos com uma duração superior a 18 meses.
Não é perigoso consumir um produto após esta data, mas o alimento pode ter começado a perder o sabor e/ou a textura.

É proibida a venda de produtos alimentares cuja data limite de consumo esteja ultrapassada. Importa ainda referir que o prazo de validade é facultativo para alguns produtos alimentares como o açúcar, vinagre, sal, gelados em doses individuais, sumos e néctares de frutos, refrigerantes, entre outros. 

E porque sobre rotulagem há muito a dizer haverá "próximos capítulos".

Para o jantar de hoje tivemos:

Rolo de carne recheado:

500 g carne picada, 50 g de pão ralado, 1 dente de alho, 10 g de salsa, 1 raminho de alecrim (só as folhas), 2 ovos, 1 colher de chá de sal, pimenta q.b., 12 fatias de bacon, 6 fatias de fiambre, 6 fatias de queijo.

Numa taça misture a carne picada, o pão ralado, o dente de alho, a salsa e o alecrim bem picadinhos, os ovos, o sal e a pimenta. Misture bem amassando com as mãos. Coloque a mistura dentro de um saco de plástico para congelação e com o rolo da massa estenda o picado de carne uniformemente dentro do saco de plástico (nem suja o rolo...). Quando estiver com a forma de um retângulo com espessura uniforme, corte a parte de cima do saco de plástico em T de forma a expor a parte de cima da carne. Coloque uma camada de fiambre sobre a carne e sobre o fiambre as fatias de queijo. Enrole a carne como se fosse uma torta com a ajuda do saco de plástico. Coloque 6 fatias de bacon no fundo de uma assadeira, coloque o rolo de carne por cima e tape com as restantes fatias de bacon.
Leve ao forno pré aquecido a 200ºC durante cerca de 40 minutos regando com um pouco de água ou caldo de carne quando começar a secar. 


O rolo de carne foi acompanhado de arroz de grelos e salada de alface. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário