quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Amanhã recomeçam as escolas e os horários a cumprir. Voltam os almoços "entalados" em pouco mais de uma hora e os vários lanches que é necessário preparar para levarem para a escola. E eles que não param de crescer... 

Quando o intervalo entre o pequeno almoço e o almoço é superior a 3 horas deve fazer-se um lanche a meio da manhã para repôr energias e compensar o que já foi gasto. Se a fruta não fez parte do pequeno almoço é agora a hora certa de a comer. É sempre preferível uma peça de fruta ao sumo dessa mesma fruta porque o sumo tem menos fibras que a fruta em natureza. Também a meio da tarde, 3 a 4 horas após o almoço, é necessário fazer um lanche. A tendência é para atrasar este lanche da tarde para a hora de chegada a casa, muitas vezes já muito perto da hora do jantar. Esta é chamada a "hora do lobo" em que estamos cheios de fome porque o almoço já passou há demasiado tempo e devoramos tudo o que nos aparece à frente, sobretudo alimentos que nos saciam rapidamente como são os alimentos ricos em açúcares e gorduras.

Os lanches devem ser refeições ligeiras, igualmente distanciados das refeições principais. Devem ser compostos por alimentos que forneçam um pouco de todos os nutrientes e que ajudem a equilibrar a alimentação diária.

As escolhas disponíveis são muitas mas nem sempre as mais adequadas. Não deveriam fazer parte destas refeições alimentos como: refrigerantes, batatas fritas, bolos, bolachas com muito açúcar e/ou gordura. É sempre de desconfiar dos alimentos embalados individualmente, são muito práticos mas, a maior parte das vezes, muito desiquilibrados. O que resta então para compor os lanches? Fruta, sanduiches, leite, iogurte, bolachas tipo Maria ou Torrada, bolos caseiros.

Aqui fica uma sugestão:

Biscoitos de aveia:
100 g de açúcar, 100 g margarina, 1 ovo, 100 g farinha integral ou farinha comum sem fermento, 100 g de flocos de aveia.
Bater o açúcar com a margarina derretida, acrescentar o ovo e mexer muito bem. Adicionar a farinha e misturar por fim os flocos de aveia. Se for necessário para misturar bem todos os ingredientes acrescente um pouco de leite mas a massa deve ficar bastante consistente. Com uma colher de sobremesa colocar porções do tamanho de uma noz sobre papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC. Deixar cozer até estarem douradinhos. Dá para cerca de 30 biscoitos.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário