terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sexta feira à noite ou, quando o cansaço já não permite, sábado de manhã, tenho o hábito de me sentar com o meu caderninho das tarefas e programar as refeições da semana que está prestes a começar. Nem sempre o fiz mas cheguei à conclusão que os 10/15 minutos que demoro a fazer este trabalho me poupa o stress diário de sair do emprego ao fim da tarde a pensar "E o que é que vou fazer hoje para o jantar? Passo no supermercado e compro qualquer coisa? Tenho lá todos os ingredientes para fazer (...)? Devia ter deixado (...) a descongelar!"

Não sou muito rígida com a programação das refeições, se me apetecer mudar alguma refeição não hesito, mas se não quiser pensar mais nisso, é só ver a lista. Tem outra vantagem, como normalmente se fazem as compras no sábado, faço a lista de acordo com as refeições e garanto que não me falta nada à última da hora.

A maioria dos dias almoçamos e jantamos em casa. Ao almoço temos muito pouco tempo, por isso tem de estar tudo pronto a aquecer no microndas. Alguns dias, em que as atividades se prolongam até tarde, também é necessário ter as refeições do jantar mais ou menos adiantadas. Assim, opto por confecionar cada prato de forma a dar para duas refeições e vou intercalando carne e peixe.

De uma forma geral 2 refeições por semana não contam (porque não comemos em casa e/ou faz-se um lanche tardio e já não se faz jantar). Há sempre uma refeição com as várias sobras em que cada um escolhe o que lhe apetecer. Feitas as contas são 11 refeições a programar. Normalmente tento aproximar-me do seguinte:
1 prato de carnes vermelhas - 2 refeições
1 prato de carnes brancas - 2 refeições
2 pratos de peixe - 4 refeições
1 prato de peixe grelhado (para 1 jantar) - 1 refeição
1 prato de ovos - 1 refeição
1 prato vegetariano - 1 refeição      

Mas para mim a maior vantagem é conseguir equilibrar melhor a alimentação, variar os alimentos, as texturas, os acompanhamentos e saber que estou a fazer o melhor possível pela saúde da "tribo" cá de casa.

E como o prometido é devido hoje deixo a receita de cuscus que é tão fácil e rápida... Acompanha muito bem um prato de carne.

Cuscus:
Cada marca tem as indicações de preparação mas eu faço sempre da mesma forma. Coloco 1 medida de cuscus numa taça baixa e larga, tipo prato de sopa, adiciono um fio de azeite e mexo com um garfo. Adiciono a mesma medida de água quente, quase a ferver, temperada de sal. Mexo novamente com um garfo e tapo com um prato. Passados 2/3 minutos retiro o prato, a água já deve ter sido toda absorvida e mexo novamente com o garfo para soltar os grãos. Acrescento mais um fio de azeite, hortelã picadinha e sumo de limão. Esta é a receita de cuscus simples à qual poderá juntar azeitonas descaroçadas e partidas às rodelas, milho, pimento, cebola, tomate fresco, tomate seco, o que mais gostar. Estes ingredientes podem ser crus ou ligeiramente salteados num pouco de azeite antes de os juntar ao cuscus.

Se preferir os cuscus simples mostre o seguinte vídeo ao mini-chef aí de casa e peça-lhe que trate da salada.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário