quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quando se fala em pequeno-almoço a primeira palavra que me ocorre é OBRIGATÓRIO. Esta primeira refeição do dia é absolutamente imprescindível quer para os adultos quer para as crianças e não imaginam o número de pessoas que saltam esta refeição. Após uma noite de sono, o nosso organismo consumiu todas as reservas que tinha no funcionamento dos órgãos que continuaram a trabalhar enquanto dormimos. De manhã está carente em todos os nutrientes e necessita de iniciar um novo dia de trabalho, quer físico, quer intelectual, daí a necessidade imperiosa desta primeira refeição.

Devem fazer parte do pequeno almoço os seguintes alimentos:
- Água: um copo de água logo de manhã é um bom começo já que vai ajudar as eliminar as substâncias tóxicas que o organismo acumulou durante a noite;
- Laticíneos: pode optar por um copo de leite ou um iogurte sem adição de açúcar ou 2 fatias de queijo;
- Hidratos de carbono: pão, de preferência integral ou de mistura com queijo ou fiambre magros ou cereais pequeno almoço tendo em atenção a quantidade de açúcares que contêm.
- Fruta: 1 peça de fruta é fundamental para repor as vitaminas, sais minerais e fibras.

Estão certamente a pensar como vão comer tudo isto logo de manhã! A peça de fruta pode ser "empurrada" para um lanche a meio da manhã, os restantes alimentos devem ser introduzidos gradualmente com persistência e paciência.

Dicas:
- O pequeno almoço começa no dia anterior; se todos se deitarem 10 minutos mais cedo, quer dizer que também vão acordar 10 minutos mais cedo, dispondo deste tempo para o pequeno almoço.
- Ter sempre congelados pequenos pães ou fatias de pão integral ou de mistura; em 15 minutos este pão descongela e está pronto a consumir.
- Preparar a mesa do pequeno almoço de véspera vai ajudar a não sair de casa em jejum.
- Não comer todos os dias o mesmo pequeno almoço. Como as outras refeições, é preciso variar os alimentos e não deixar que esta refeição tão importante seja monótona e repetitiva.

Se o intervalo entre o pequeno almoço e o almoço for superior a 4 horas deve fazer um pequeno lanche a meio da manhã. Para as crianças é fundamental reporem energias no intervalo das aulas. Falaremos dos alimentos proibidos nesta pequena refeição no próximo post. Por hoje deixo a receita da massinha de peixe que, esta semana foi feita para o jantar de 2ª feira e que ao almoço de 4ª feira estava igualmente deliciosa.

Massinha de Peixe:
Picar finamente uma cebola média e dois dentes de alho, colocar num tacho com 30 ml de azeite e levar ao lume adicionando um pouco de água para que a cebola coza em vez de fritar. Quando a cebola estiver translúcida acrescentar 250 ml de polpa de tomate e deixar cozer durante cerca de 5 minutos. Temperar com sal, pimenta e um pouco de piri-piri (conforme o gosto). Acrescentar cerca de 250 ml de água e quando recomeçar a ferver acrescentar o peixe partido em cubos (costumo usar tranches de garoupa ou de perca do Nilo congeladas que deixo previamente descongelar).  Deixar cozer o peixe cerca de 5 minutos. Adicionar ainda 250 g de miolo de camarão quando faltar 2 minutos para o final da cozedura do peixe (opcional) e coentros picados.
À parte cozer massa não muito grossa (costumo fazer com cotovelinhos) em água abundante temperada com sal. Deixar a massa "al dente". Escorrer e regar com um fio de azeite para não colar.
A preparação do peixe pode ser feita com antecedência assim como a cozedura da massa e guardadas separadamente no frigorífico. Na hora da refeição basta colocar a quantidade necessária do preparado de peixe num tacho, aquecer, adicionar a quantidade de massa adequada, acrescentar água se necessário e retificar os temperos.

Ao almoço, foi rápido obter esta massinha fumegante e aromática

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário