quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Esta notícia do jornal on-line de hoje deixa-me apreensiva e de certa forma "chocada".

 
 

Uma medida desta natureza pareceria, à primeira vista, uma forma eficaz de zelar pela saúde dos dinamarqueses. Os alimentos com menos quantidade de gordura, mais económicos e acessíveis do que os alimentos muito ricos neste tipo de nutriente, seriam preferidos. Por outro lado esperar-se-ia uma resposta da indústria alimentar desenvolvendo novos produtos, com baixo teor de gordura saturada e com boa aceitação pelo consumidor. Mas, não chega legislar ou taxar, é necessário que as pessoas queiram comer de forma saudável. A última escolha é sempre de cada um de nós.

As gorduras são nutrientes essenciais. Precisamos de gorduras porque nos dão energia, são veículo de vitaminas lipossolúveis, protegem os nossos orgãos e ossos, são a nossa reserva de energia, funcionam como isolamento térmico e melhoram a sensação de saciedade e palatibilidade dos alimentos. Têm de ser consumidos em quantidades moderadas porque são muito energéticos e o nosso organismo não desperdiça nada, tem uma grande capacidade de armazenar na forma de tecido adiposo. As gorduras não são todas iguais. As gorduras saturadas, de origem animal são as menos saudáveis, as gorduras vegetais e as do peixe, as insaturadas, deverão ser as preferidas. Mas, mesmo as gorduras insaturadas quando sujeitas a aquecimentos intensos e prolongados transformam-se em gorduras prejudiciais.

Na prática, a escolha certa é restringir ao mínimo as gorduras saturadas (da carne), fazendo mais refeições de peixe em vez de carne e optando por gorduras vegetais com o mínimo de aquecimento possível. A gordura que melhor aguenta o aquecimento é o azeite, vejam bem a sorte que nós temos...

Se quiserem e só se quiserem porque isso é o essencial, deixo mais uma sugestão de um prato que pode ser de peixe ou carne.

Caril de peixe ou carne (a escolha é sua):
500 g de peixe ou carne, 1 banana, 1 maçã, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 pau de canela, 50 ml de azeite, 200 ml de natas (costumo usar natas com baixo teor de gordura), 1 molho de coentros, caril a gosto, gengibre fresco a gosto, sal q.b.
Aqueça o azeite num tacho e coloque a cebola e o alho finamente picados e o gengibre ralado (pedaço do tamanho de uma noz pequena). Refogue um pouco e adicione uma colher de chá generosa de caril e deixe refogar. Pode usar mais ou menos caril conforme o gosto e conforme use caril mais ou menos intenso. Entretanto descasque e corte a banana e a maçã em pequenos pedaços e junte ao caril. Tempere com um pouco de sal, junte as natas e a mesma quantidade de água. Deixe cozer cerca de 5 minutos com o lume baixo. Retire o tacho do lume e triture tudo com a varinha mágica. Adicione o pau de canela e o peixe ou carne. Leve novamente ao lume por mais 5 minutos. Se o molho estiver muito espesso, junte um pouco mais de água. Sirva polvilhado com coentros picados com arroz basmati cozido.
(receita do Chefe Henrique Sá Pessoa em Ingrediente Secreto)

Pode fazer com camarão ou outro peixe. Com frango também é uma boa opção pois é uma carne branca, com menos gordura. Se fizer com camarão pode comprar os camarões com casca, descascá-los e cozer as cabeças e as cascas, triturar, coar e usar este caldo em vez da água. Fica muito mais saboroso.
Não uso leite de coco por uma questão de gosto. Mas já agora, como não há regra sem exceção, o coco (um vegetal) tem cerca de 80% de gordura e é maioritariamente gordura saturada. As partidas que a natureza nos prega!

Aprecie:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário