sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Comissão Europeia estipulou o dia 8 de Novembro como o "Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis". Deram por isso? Eu não! Nem a página web da Comissão Europeia faz alusão ao dia, encontrei apenas a seguinte notícia de 2007:

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-07-1663_pt.htm?locale=en

Agrada-me mais pensar que a Alimentação e a Cozinha Saudáveis são uma preocupação de todos os dias do ano e que não faz sentido um dia em particular para alertar para este assunto.

A alimentação saudável começa na lista de compras. A primeira regra é não ir às compras com o estômago vazio, vai comprar o que precisa, o que não precisa e sobretudo o que sacia rapidamente  (alimentos com grande densidade energética devido ao elevado teor de açúcar e/ou gordura). Outra regra importante é elaborar uma lista de compras e não comprar ao sabor das prateleiras do supermercado. Esta lista deve exprimir a Roda dos Alimentos, ou seja deve conter todos os grupos de alimentos em proporções semelhantes à respetiva representação na roda. Os alimentos que não estão presentes devem ser adquiridos ocasionalmente, se não os tiver em casa será mais fácil resistir à tentação de os comer. E não vale a desculpa de comprar aquelas bolachinhas recheadas para o caso de receber uma visita inesperada, porque as bolachinhas vão desaparecer antes das tais visitas tocarem à campainha. Uma terceira regra é ler os rótulos dos alimentos antes de comprar, mas a este assunto voltaremos noutra altura. 

Experimente fazer um exercício com o grupo da fruta. Cada pessoa deve ingerir, no mínimo 3 porções de fruta por dia. Uma porção de fruta é 1 peça de fruta de tamanho médio (160g), 1 fatia de melão, ananás ou melancia, ½ banana, meloa, manga ou papaia, 2 ameixas, alperces ou tangerinas, 6 nêsperas ou 1 chávena de chá de morangos. Uma família de 4 pessoas deverá ingerir, no mínimo, 12 porções de fruta por dia o que totaliza 84 porções de fruta numa semana. Se fizer todas as refeições em casa esta é a quantidade de fruta que deverá comprar semanalmente e no final da semana a fruteira deverá estar vazia.

E porque a chave da alimentação saudável é também a variedade, a sugestão de hoje vai para uma alternativa à carne ou ao peixe - os ovos. Uma pessoa saudável pode comer até 7 ovos por semana mas atenção também é necessário contabilizar os ovos escondidos (nos bolos, sobremesas, molhos, etc).

Tortilhas de cenoura:
1 lata pequena de cogumelos, 6 fatias de paio, 2 cenouras raladas, 100g batata frita palha, 6 ovos, um pouco de leite, 4 colh. sopa de queijo ralado, azeite ou creme vegetal para cozinhar.
Num tacho pequeno coloque um pouco de azeite ou creme vegetal para cozinhar, os cogumelos, o paio cortado em tirinhas e a cenoura ralada. Deixe cozinhar. Numa taça bata os ovos, acrescente um pouco de leite, a batata palha, o queijo ralado e a mistura de cogumelos, paio e cenoura. Não é necessário sal pois o paio e a batata palha contêm suficiente. Numa frigideira pequena antiaderente de cerca de 18cm de diâmetro, coloque um pouco de azeite ou creme vegetal para cozinhar e deite 1/6 da mistura. Deixe cozinhar, agitando a frigideira de vez em quando. Quando a parte de baixo estiver coagulada, volte a tortilha e deixe cozinhar do outro lado. Deve ficar douradinha dos dois lados.

Acompanhe com curgete grelhada: lave bem a curgete e corte em fatias de cerca de 1 cm; leve ao grelhador e deixe grelhar dos dois lados; coloque num recipiente, polvilhe com orégãos e um fio de azeite.




E se tem dúvidas de que esta refeição constitui um ótimo segundo prato de um almoço ou jantar, oiça o Estatuto de alguns víveres

   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário