quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mãe, o que é o jantar?

Esta é uma frase que oiço quase todos os dias, geralmente mais do que uma vez, cuja resposta constitui uma preocupação diária. De facto, importo-me com a alimentação da família porque considero que uma boa alimentação é o melhor e mais seguro investimento no futuro da nossa saúde.
As doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade e alguns tipos de cancro, tornaram-se a maior causa de morbilidade e morte prematura e tudo isto porque alterámos drasticamente a forma de nos alimentarmos em pouco mais de 200 anos.
É claro que neste intervalo de tempo ocorreram mudanças a muitos níveis mas o nosso organismo não mudou e nós estamos a tratá-lo de maneira muito diferente.

Aqui fica uma sugestão para reinventar peixe, batata e alguns hortícolas.

Empadão de peixe:
Num tacho largo colocar uma cebola média e dois dentes de alho tudo bem picado. Adicionar 40 ml de azeite e três alhos franceses às rodelas (só a parte branca). Deixar estufar bem em lume brando. Acrescentar 400g de filetes de pescada ou lombos de pescada previamente descongelados. Deixar cozer o peixe e desfazê-lo grosseiramente com a colher. Juntar 250g de miolo de camarão, temperar com sal, pimenta e noz moscada e deixar cozer o camarão mexendo de vez em quando sem o desfazer e deixando evaporar todo o líquido. Colocar no fundo de um pirex e reservar.
Preparar puré de batata a partir de puré de batata congelado (cerca de 800g). Colocar o puré de batata por cima do preparado de peixe. Passar um garfo na superficie e polvilhar com pão ralado. Levar ao forno a gratinar.

Acompanhar o empadão com uma salada verde de rúcula. A propósito, o jantar cá em casa começa (quase) sempre com uma sopa de legumes.






1 comentário:

  1. Fiquei com água na boca. Vou experimentar rapidamente. Acho o blogue uma óptima ideia!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário